sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Literacia



Quando falamos em literacia, associamos à alfabetização, a literacia pode consistir na aprendizagem do alfabeto como meio de comunicação, leitura, e adquirir conhecimento, é um processo que cada um deve construir em beneficio de si mesmo e em beneficio de uma sociedade instruída.

O acto de ler é um processo que se baseia na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento, inevitavelmente tem de ser compreendido de forma fácil, rápida e eficaz, o acto de codificar e descodificar uma mensagem é fundamental para o combate á literacia.

A alfabetização é o inicio do combate á literacia, possibilitando aos indivíduos acesso á cultura, educação, informação, e troca do conhecimento entre si, moldando a sua personalidade, a sua aprendizagem e a sua forma de se comportam em cidadania.

A literacia pode ser de linguagem, escrita ou digital, cabe ao estado proporcionar a todo o cidadão o acesso ao ensino e ás ferramentas tecnológicas (TIC) para o sucesso de ensino de cada um de nós.

Sem comentários: