sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Leitura VS Educação

É então importante a importante a distinção entre o hábito da leitura e o consumo de livros pois cada vez mais nos como adaptamos aos novos tempos e às novas tecnologias. Ao longo de toda a história do homem, antes e depois da criação da escrita, é assim que temos evoluído socialmente - engendrando novas formas de leitura e aprendizado através das tecnologias que fabricamos. E é assim que, desde os primórdios da comunicação humana, acostumamo-nos a ler e interpretar sinais de fumaça, toques de tambores, cantos de guerra, máscaras, pinturas corporais, tatuagens, papiros, pergaminhos, códices feitos do couro de ovelhas jovens, iluminuras medievais até chegarmos aos livros impressos pós-Gutenberg.

Hoje devemos estar preparados tanto para ler livros de bolso e edições de arte e luxo, histórias em quadrinhos, revistas, jornais, outdoors, neons, painéis eletrônicos urbanos, grafites, programações televisivas, canções e trilhas sonoras, música ambiente, filmes, anúncios publicitários, telas de máquinas de raios catódicos ou de cristal líquido, telefones celulares ou quaisquer outros dispositivos híbridos móveis de comunicação telemática, e tudo o mais que apresentar algum conteúdo informativo a ser transmitido, não importa em qual formato ou suporte tecnológico ele se mostre.

Enquanto não diferenciarmos o hábito da leitura (enquanto estilo e paradigma de vida) do hábito de ler livros de papel; enquanto continuarmos insistindo em considerar leitores só aqueles que lêem "x livros/ano", numa abordagem meramente formal e quantitativa, continuaremos a assistir ao definhamento das estatísticas oficiais que indicam quantos são os reais leitores existentes.

Uma instituição deve equacionar e avaliar as necessidades dos seus utilizadores, indo ao encontro dos mesmos com oferta da informação e possibilitar o acesso ao conhecimento, orientando para os hábitos de leitura, e/ou documentação adequada ao perfil de utilizador, referindo o aspecto idade.

A missão de uma Biblioteca ou Serviço de Documentação, é contribuir para criar um ambiente social favorável à leitura, dispondo da informação, alargamento do conhecimento, mobilizando a comunidade literária, com intuito de reforçar a cooperação e junção de esforços entre os serviços desta e de outras instituições, de forma a fornecer ao utilizador a documentação pretendida. Estabelecer parcerias com entidades públicas e mesmo privadas, é fundamental.

É também importante, valorizar e apoiar o esforço dos profissionais na área da leitura.

Sem comentários: