sábado, 29 de dezembro de 2007

As mudanças das tecnologias e dos utilizadores de bibliotecas mudarão a biblioteconomia?

O espaço da biblioteca está-se a transformar. A “Aquisição-catalogação-circulação” transforma-se num novo modelo de “Integração-gestão-análise”.
O conteúdo e os serviços da biblioteca irão/deverão aparecer em espaços além da biblioteca (ex. internet, aplicações administrativas [office], sistemas de aprendizagem de administração) para satisfazer as demandas dos utilizadores.

Espaços além da biblioteca vão informar os espaços de biblioteca e vice-versa muito mais no futuro do que já ocorreu no passado. Como exemplo, os editores, livrarias, catálogos de biblioteca começam a mostrar a convergência entre qualidades e conteúdo (ex. conteúdo enriquecido, capas protetoras, tabela de conteúdo) e uma qualidade comum crescente, normalmente expressa em forma e conteúdo.


Existem três áreas principais de potencial mudança:
1.Mudanças na tecnologia das bibliotecas;
2. Mudanças na biblioteconomia – o que os bibliotecários vão fazer no futuro;
3. Mudanças nos utentes de bibliotecas.

Provavelmente, “as pessoas continuarão a pedir ajuda, e os bibliotecários vão continuar a ajudá-los”. Segundo Rachel Walden, os bibliotecários de pesquisa possuem um significante papel na maximização do tempo dos pesquisadores assistindo-os com buscas e filtragem para encontrar os melhores e mais relevantes estudos. Também assume que os pesquisadores:

1) preferem fazer suas próprias pesquisas;
2) possuem tempo para realizar suas próprias pesquisas;
3) são no mínimo tão capazes quanto os bibliotecários profissionais treinados para encontrar materiais relevantes.

Talvez exista uma grande separação, já que se diz que “as mudanças na tecnologia (especificamente conteúdo digital e Internet) são uma ruptura transformadora das atividades das bibliotecas, tendo em conta que a nova geração (jovens nascidos ou que fazem parte do contexto social referente ao novo milénio) estará mais inclinada a interagir diretamente com serviços de tecnologia ao invés de usar intermediários”. Pelo lado dos bibliotecários, diz-se que “a tecnologia pode adicionar algumas capacidades interessantes para nós em favor da interação com os utilizadores, mas fundamentalmente nossos trabalhos continuarão os mesmos”.

Aqui ficam algumas questões:
Então, de que forma a transformação tecnológica nas bibliotecas está relacionada com as mudanças na biblioteconomia?
De que forma os pesquisadores da nova geração vão eliminar a necessidade de um profissional bibliotecário, e de que forma eles desejarão servir-se a si próprios, ao acessar diretamente à tecnologia da biblioteca?


Fonte: http://extralibris.info

1 comentário:

mira disse...

A apetência dos utilizadores pelas novas tecnologias, obriga a que biblioteca e bibliotecários acompanhem as suas necessidades e se re-inventem continuamente. Sem dúvida que as tecnologias estão a operar grandes mudanças na biblioteconomia, mas o serviço de referência continua a ocupar um lugar central tanto na biblioteca de "papel" como na digital.