quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Designação de Bibliotecas Digitais

Biblioteca Digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

Segundo Leiner (1988), "Uma Biblioteca Digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital."

Uma Biblioteca Digital permite o acesso remoto através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte digital os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação (texto, som, imagem).

As Bibliotecas Digitais eliminam as barreiras físicas e a distância, factores que desde sempre limitaram o âmbito das bibliotecas físicas – biblioteca sem muros. Porém, estas bibliotecas sofrem de outros tipos de limitações, nomeadamente a nível da sua temática.

Assim, a Internet, meio por excelência de transmissão da informação neste contexto, comporta diferentes aspectos únicos, como sendo a capacidade de memória, a transportabilidade e a ubiquidade da informação.

A biblioteca digital pode ser também designada por biblioteca electrónica, biblioteca sem muros ou biblioteca virtual.


Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_digital

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Biblioteca na era moderna

Com a evolução tecnológica, hoje em dia mais avançadas do que nunca, não surpreende a sociedade que precisa de informação. Não podemos esquecer que este conhecimento vem das nossas leituras e conhecimentos ao longo da vida, sendo uma mais valia para as bibliotecas que cada vez mais se torna num poço sem fundo do conhecimento, estas bibliotecas podem ter várias definições, mas não são mais de um conjunto do conhecimento e do saber de cada investigador ou mero utilizador deste espaço, a imaginação de cada ser humano leva ao desenvolvimento intelectual e de cultura.
Segundo Rodrigues (1997) na comunicação já fazia uma referência as novas “ bibliotecas, tal como hoje as conhecemos são uma realidade recente” [1].
As bibliotecas virtuais passaram a ser um local de onde o indivíduo encontrasse enriquecido face à possibilidade da troca de informação com outros utilizadores.
As bibliotecas digitais é uma janela aberta para o mundo, pois os usuários dispõem de informação actualizada, geram discussões sendo uma nova técnica de fomentar a leitura interactiva.
As bibliotecas digitais não são, no entanto, apenas uma mera aplicação, na medida em que, efectivamente, elas são capazes de fornecer resposta às crescentes necessidades de informação do mundo interactivo.
[1] https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3477/1/Bibliotecas%20_1997_.pdf

Biblioteca do saber

As bibliotecas são um poço sem fundo no subsolo do conhecimento, capazes de conservar e reter um oceano do saberes, que, muitas vezes, tão dispersos andam por esse mar morto onde os utilizadores estagnam, mergulhadas num saber compulsório, reiterativo e monótono.
Num sistema educativo, ainda não apareceu quem fosse capaz de concentrar o saber integral neste lugar, aí as bibliotecas desempenham um papel primordial na aquisição do saber.
Agora a nova visão de biblioteca que magicamente se transformam em oásis do conhecimento. Neste oásis que cada um poderá encontrar o seu caminho. É nesse espaço onde acontece a amizade, pois os utilizadores de este meio de informação que convida ao saber e à investigação.
É aqui que fazem as mesmas leituras e frequentam os mesmos “sites”, tornando-se a biblioteca numa comunhão de sentimentos.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Bibliotecas digitais

Simposio Internacional Bibliotecas y Objetos digitales, CSIC

sábado, 17 de novembro de 2007

Bibliotecas de hoje e as tecnologias

Em nenhuma outra época a palavra “novo” foi tão utilizada: novas tecnologias, novos métodos educacionais, novos paradigmas... [1]

De facto, com o desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com o aparecimento da Internet, a concepção das bibliotecas ganhou um novo impulso. As barreiras associadas às bibliotecas tradicionais são ultrapassadas, por exemplo: barreira do horário e da distância.
No entanto, as oportunidades entretanto surgidas com os recentes canais de comunicação electrónica para acelerar, disseminar e facilitar o acesso à informação não estão ainda ao alcance de todos. Por exemplo, representa um investimento imprevisível em termos de tempo e de recursos, sejam eles humanos ou financeiros.
Nos dias de hoje, coloca-se às bibliotecas um duplo desafio. Se por um lado estas devem preservar os documentos herdados do passado e a memória da humanidade, por outro, á cada vez mais premente integrar uma rede de documentos digitais disponíveis em qualquer parte e a qualquer hora.

[1] fonte: http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t026.doc

O porquê deste Blog

Criamos este Blog no âmbito da disciplina Aplicações Informáticas, do Curso Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação.